Tomada de decisão – o que levar em conta?

decisao

Seguir pelo caminho A ou pelo caminho B? Quem está em posição de gerência e é responsável por decisões cruciais, muitas vezes se pega sem ter certeza absoluta do rumo a ser tomado. Será que há formas corretas para acertar na tomada de decisão?

Recentemente, o site Business News Daily publicou um artigo no qual Gayle Abbott, na posição de presidente da consultoria em RH Strategic Alignment Partners recomendava uma estrategia de quatro passos para ajudar na tomada de decisões difíceis. Seriam elas:

1. Identifique o problema;

2. Analise as possíveis soluções;

3. Avalie as possibilidades que te farão chegar perto das metas desejadas;

4. Tome a decisão.

Segundo Abbott, nem sempre isso tudo é feito de forma natural, por isso é preciso praticar. Ela explicou que quando se vê uma pessoa de sucesso, geralmente nunca se sabe o que acontece atrás das cenas.

Todas elas cometeram erros em seus caminhos, mas continuam em frente. Lutaram contra suas falhas – más decisões – antes de achar uma solução”, disse.

A revista Forbes também costuma abordar o tema da tomada de decisão em muitos artigos. Um deles citou pontos importantes de tomadas de decisão com base em uma pesquisa para a qual, entre outras coisas, 29 companhias foram entrevistadas de forma detalhada. Alguns dos pontos merecem ser citados:

1. Deixe espaço para projeções futuras: Muitas empresas evitam considerar decisões como processos e só as tomam em momentos de crise. É preciso considerar que decisões devem ser tomadas o tempo todo e com um pouco mais de racionalidade. Projete o que pode acontecer adiante e tome decisões em tempo hábil.

2. Questione os modelos de decisão: As decisões não deveriam considerar somente modelos restritos, como o uso do ROI, mas outras métricas relevantes e variáveis que fazem parte de um processo de descobrir mais a fundo como a empresa tem funcionado.

3. Desenvolva competências principais: Para onde sua empresa está caminhando? Qual a proposta-chave do negócio? É possível descobrir várias direções, mas a empresa deve estar ciente do que está fazendo e onde quer chegar. Você tem estas informações em suas mãos hoje? Elas são fundamentais para que possa tomar decisões com mais segurança.

 

* Para ter acesso ao paper no qual a pesquisa resultou você pode acessar: http://pages.apigee.com/rs/apigee/images/swapping-innovation-for-transformation-ebook-2013-12.pdf