Como inovar de forma inovadora?

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A inovação em empresas que enfrentam mudanças bruscas normalmente está associada ao lançamento de novos produtos ou serviços que ajudem a enfrentar a concorrência de igual para igual. Trata-se de uma forma necessária sem a qual dificilmente a sobrevivência destas empresas seria garantida. Afinal, tudo acontece de forma tão rápida que quem não se adapta – sendo suficientemente inovador – sai do jogo. Porém, sem desconsiderar as novas ideias que se tornam reais e ajudam a dar novo ânimo à empresa, existem formas de inovar que nem sempre são consideradas no modo tradicional, mas que podem contribuir enormemente para novos e bons resultados.

Já pensou que é possível inovar de forma inovadora? Opa, o que queremos dizer com isso? Bem, imagine que sua empresa não está gerando o lucro esperado e, inclusive, tem gasto muito mais tempo em cada projeto do que o estimado? Ou, ainda, que haja times excepcionais na força de trabalho, mas existe um vácuo de comunicação entre eles, de forma que alguns projetos que poderiam ser rapidamente liquidados estão levando o dobro do tempo ou até gerando a necessidade de investimentos extras em mão de obra terceirizada. Como usar a inovação para mudar este cenário?

Muitas vezes inovar significa passar a usar novos métodos e maneiras para realizar as coisas. Se hoje a empresa não entende o porquê dos gastos serem muito maiores do que o esperado, pode ser válido adotar meios para medir o que está havendo, e a TaskRow pode ajudar nesta medição. Ter um panorama detalhado das aptidões e índices de produtividade de cada membro da equipe também pode ser uma alternativa válida para impulsionar a produção, criando times que funcionem da melhor maneira possível.

Em artigo para a Innovation Management.Se, Paul Sloane, autor dos livros “The Leader´s Guide to Lateral Thinking Skills” e “The Innovative Leader” listou algumas ideias relacionadas à inovação, sendo o objetivo exatamente este: “Tente inovar a forma como você inova”. Apresentamos algumas a seguir:

1. Pergunte aos clientes: Questione como você poderia melhorar seu produto ou serviço e provavelmente eles lhe darão uma série de ideias para torná-los mais barato, rápido, fácil de usar, etc.

2. Menos é mais: O que poderia ser eliminado do produto ou serviço e que o tornaria melhor?

3. Pergunte ao time de trabalho: Desafie as pessoas a encontrarem novas e melhores formas de fazer as coisas e agradar os clientes.

4. Planeje: Inclua metas para novos produtos e serviços em seu plano de negócios, meça e faça acontecer.

5. Faça parcerias: Trabalhe em conjunto com outras empresas para chegar a lugares onde você não poderia ir só. Escolha parceiros com filosofias similares mas habilidades diferentes.